Zen Mind, Begginer's Mind

Que tal deixarmos entre parenteses as nossas crenças e opiniões? Sobre as leis da Física. Sobre o Bem e o Mal. Sobre o partido em que se deve votar. Sobre o partido em que seria vergonhoso votar.
Às vezes temos de fazer conversa fiada, seria indelicado ficar calado. Saiem-nos da boca umas palermices. Não temos de as levar a sério. Nem é preciso ganhar discussões. Talvez seja bom usar mais a palavra talvez.

Qual é a diferença entre um neurocirurgião e Deus? Deus não acha que é um neurocirurgião.

Podemos censurá-lo? Acumulámos um poder gigantesco nos ultimos séculos... Parece que já sabemos quase tudo. No entanto a ciência faz afirmações sobre certos fenómenos específicos, em certas condições específicas. Qualquer extrapolação em relação a essas afirmações é uma manifestação de totalitarismo comparavel a muitas acções das religiões ao longo dos últimos milénios. Com a vantagem de agora não não se cortarem cabeças. Sempre é um progresso.
É preciso estudar duas décadas para ser capaz de verificar a prova de um teorema ou reproduzir uma experiência. Quem não fez esse trabalho costuma ter o bem senso de não se pronunciar sobre estes assuntos. Uma pessoa que passou décadas a meditar faz uma afirmação sobre o funcionamento da mente. Todos nós achamos que temos uma palavra a dizer sobre o assunto.
Zen Mind, Begginer's Mind. Que tal deixarmos entre parenteses as nossas crenças e opiniões? Todas as nossas crenças e opiniões.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Groundhog Day